Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGE-MP) está situado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nossa missão, visão e valores, estão descritos a seguir.
Visão
Ser referência na formação inovadora de profissionais com atuação na área da Educação com inserção local, regional, nacional e internacional, articulando ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento, de forma inclusiva, transparente e democrática, que possam promover mudanças em organizações e na sociedade, tendo por base a qualidade de vida, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Valores
Centralidade no profissional que aprende com atitude crítica; qualidade da formação; compromisso com a inovação, com a ética, com a responsabilidade, inclusão, transparência e democracia; respeito à diversidade de pensamentos e crenças; valorização da ciência em diálogo com outras formas de saberes.
Dessa forma, o PPGE-MP tem como valores: o foco nos estudantes, a qualidade da formação, a inovação, a ética, a responsabilidade, o trabalho em equipe, a transparência, a atitude crítica, o respeito à diversidade e a valorização da ciência.
Quem somos – Direção; Coordenação; Comissões
- Diretora da Faculdade de Educação: Liliane Campos Machado
- Vice-Diretora da Faculdade de Educação: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
- Coordenadora do PPGE-MP: Prof. Dr. Bernardo Kipnis
- Coordenador-substituto: Prof. Dr. Francisco Thiago Silva
- Comissões: Comissão de auto-avaliação; Comissão de Planejamento estratégico; Comissão de acompanhamento de indicadores
Coordenadores das linhas:
- Políticas Públicas e Gestão da Educação:
Prof. Dr. Fernando Bomfim Mariana – Email: fernandomariana@unb.br
- Políticas Públicas e Gestão da Educação:
- Desenvolvimento Profissional e Educação:
Prof. Dr. Bruno Santos Ferreira – Email: bruno.santos@unb.br
- Desenvolvimento Profissional e Educação:
Histórico
curso de Mestrado em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília teve seu início em setembro de 2011 como parte de um processo de discussão que surgiu, no começo, na Linha de Políticas Públicas de Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação. A proposta foi homologada pelo CNE (Port. MEC 1364 de 29/9/2009 DOU de 30/09/11, sec. 1, p 40) com foco em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Em julho de 2014, a Faculdade de Educação decidiu pela criação de um novo Programa de Pós-Graduação, na modalidade profissional. A abertura de uma nova proposta atendeu diversas demandas vindas de diferentes instâncias e órgãos governamentais e se tornou uma alternativa para formar gestores e profissionais da área em aspectos específicos para o desenvolvimento regional e nacional.
Além da oferta do Curso de Mestrado, o Programa desenvolveu atividades de pesquisa e extensão através do desenvolvimento dos projetos de seus professores. Desde os primórdios do Programa, a demanda por este tipo de formação foi crescente e se procurou consolidar e expandir suas parcerias em diferentes âmbitos, se estruturando para atender demandas institucionais de órgãos de governo vinculados à política pública em educação (MEC/SAA/FNDE/INEP); demandas de profissionais da docência e da gestão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, (MEC/SETEC, REDE FEDERAL, SENAI). Até meados de 2014 o programa ofertou vagas e deu continuidade ao processo de formação de Mestres. Contudo, entre 2015 e o segundo semestre de 2017 o programa não abriu oferta de vagas o que gerou uma diminuição da atividade acadêmica.
Porém, desde fevereiro de 2017, a retomada das atividades acadêmicas e a abertura de editais de seleção permitiu repensar as ações acadêmicas, os objetivos de formação e as áreas de concentração do Programa. É importante salientar esse aspecto porque a ausência de novos estudantes e a diminuição das atividades acadêmicas impactou nos indicadores que o programa apresenta no quadriênio 2017-2020. Esse aspecto é destacado para que sejam consideradas a evolução positiva dos dados, a partir de 2018, e a explosão da produção em 2019. Em 2020 é evidente que há uma consolidação de processos que o Programa alcançou, tanto pela produção, como pela qualidade do que foi produzido. Algumas ausências na projeção do PGPPEM estão atreladas ao fato de não terem sido abertos novos editais durante cinco semestres seguidos (1/2015 até 1/2017). Assim, 2017 foi um ano onde o programa retomou atividades e só a partir de 2019 o ritmo da produção acadêmica alcançou os níveis desejados. Dois aspectos são relevantes e devem ser salientados com relação às mudanças vivenciadas pelo PPGEMP: Primeiro, a diversificação de demandas para atender a educação básica e formação de professores, bem como a manutenção da formação de gestores. Por outra parte, a reconfiguração do quadro docente do Programa, a partir da convocação do edital para permitir o processo de credenciamento e recredenciamento de professores de diversas áreas da Faculdade de Educação e, dessa forma, atualizar o quadro docente (Aberto em 1/2017). Essas ações implicaram um recomeço dos processos seletivos e geraram a reativação da produção do Programa de Pós-graduação na modalidade Profissional.
Nesse sentido, a sua identidade está caracterizada no formato do Trabalho Final de Conclusão de Curso: uma dissertação que, fundamentada no desenvolvimento acadêmico e científico, exige também uma contribuição teórica e de intervenção mediante o desenvolvimento de um produto técnico, isto é, uma proposta de intervenção no contexto local e que tem sido denominada de produto de intervenção.
Desde 2/2017 até hoje, o programa realizou 6 processos seletivos:
1. 2/2017 Turma de ampla concorrência (sem recursos envolvidos) que reativou a oferta e os processos do PPGEMP.
2. 1/2018 Turma ofertada para Funcionários Técnico-administrativos da FUB (Fundação Universidade de Brasília). O programa assinou contrato para formar 50 servidores da Universidade nos próximos anos.
3. 2/2018 Turma de ampla concorrência (sem recursos envolvidos).
4. 1/2019 Turma envolvendo vagas para funcionários da FUB e vagas para funcionários do FNDE (foi assinado um contrato com o FNDE que permite a formação de 15 funcionários da autarquia entre 2019 e 2021) e vagas de ampla concorrência.
5. 2/2019 Turma envolvendo vagas de Funcionários da FUB, do FNDE e de ampla concorrência.
6. 1/2020 Chamada Pública, vagas para funcionários da FUB e de ampla concorrência.
7. 2/2020 Edital de Seleção, vagas para funcionários da FUB, do FNDE e de ampla concorrência
A seguir as informações sobre as turmas, número de novos discentes e professores credenciados entre 2/2017 e 2/2019:
★ Em 2017 o fluxo discente era de 20 alunos.
★ Em 2018, tivemos o acréscimo de 51 alunos novos matriculados.
★ Em 2019 o fluxo discente foi de 71 alunos, com 55 alunos novos matriculados, 26 alunos titulados, nenhum desligamento ou abandono no Programa.
★ Em 2020 o fluxo discente foi de 100 alunos, com 51 alunos novos matriculados, 39 discentes titulados, nenhum desligamento ou abandono no Programa.
Ao longo do presente quadriênio, o Programa concluiu a formação dos funcionários técnico-administrativos da Fundação Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2021 o programa assumiu a responsabilidade, junto à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) de formar 30 profissionais (no Brasil) sobre os temas a seguir:
a) Socioeducativo:
1) Políticas Públicas para os meios aberto e fechado.
2) Identidades, posicionamentos e perspectivas das crianças e adolescentes sobre os processos socioeducativos.
3) Modelos e projetos em medidas socioeducativas
b) Acolhimento e Convivência Familiar:
4) Políticas Públicas para fortalecimento do acolhimento em convivência familiar
c) Violências:
5) Educação e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes
6) Educação e prevenção de violências contra crianças e adolescentes
7) Políticas Públicas para Crianças e adolescentes ameaçados de morte
8) Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em situação de rua
9) Violações de direitos contra crianças e adolescentes
10) Crianças e adolescentes no contexto das redes sociais como espaços sociais e de vivências e violências.
d) Letalidade e Evasão escolar
11) Características e relações entre Letalidade e Evasão Escolar.
Esses temas servem como base para gerar o interesse tanto da pessoa vinculada com a SNDCA como dos interesses dos professores do Programa nos projetos dos discentes.
Ao longo do quadriênio 2021-2024 o Programa foi novamente procurado pela área de gestão de pessoas da Universidade de Brasília para ofertar vagas para servidores técnico-administrativos envolvidos com a temática da educação. Nesse sentido, foram destinadas 30 vagas para servidores da UnB, sendo estas ofertadas ao longo do presente e do próximo quadriênio.
Além disso, o PPGEMP também foi procurado neste quadriênio pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE), a qual nos solicitou 5 vagas para a formação de servidores que trabalham com educação nas escolas de formação. A SEAPE nos procurou visando o aprimoramento da formação em docência e desenvolvimento profissional dos servidores da Secretaria. E observando a iniciativa da SEAPE, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) também procurou o PPGEMP buscando a abertura de 5 vagas destinadas à formação de servidores que trabalham nas escolas de formação, a fim de possibilitar uma ação transformadora em educação, com foco na qualificação nos âmbitos da docência, gestão e da ação científica.
Nesse contexto, atualmente, o PPGEMP atende a um público bastante diverso na área da educação: (a) servidores da UnB, da SNDCA, da SEAPE e da SENAPPEN, todos com reserva de vagas, mas que concorrem nos processos seletivos de forma isonômica com os demais inscritos; (b) e o público em geral, no qual predominam professores da secretaria de educação do Distrito Federal.
Governança
O Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional da Universidade de Brasília, doravante denominado PPGEMP é desenvolvido pela Faculdade de Educação, doravante denominada FE, e se rege pelas normas da Universidade e pelo seu Regulamento. O PPGEMP tem como competência formar profissionais para uma ação transformadora em educação, com foco em sua qualificação nos âmbitos da docência, gestão, da ação técnico-científica e da pesquisa, que impacte nos contextos de inserção profissional dos sujeitos envolvidos.
O PPGEMP é organizado em quatro instâncias acadêmico-administrativas com competências específicas: Colegiado, Comissão da Pós-Graduação, Coordenação e Secretaria.
Planejamento Estratégico
Processo de Auto-avaliação
Desde o último quadriênio, o Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) busca consolidar um processo sistemático e coerente de autoavaliação, refletindo o compromisso institucional com a qualidade acadêmica e a melhoria contínuas. Para nós, esse processo não se configura apenas como um requisito regulatório, mas como um instrumento estratégico para qualificação, orientação de decisões e aprimoramento dos nossos processos formativos, acadêmicos e institucionais.
Na Universidade de Brasília, o processo de autoavaliação institucional é uma ação prioritária. O modelo de autoavaliação institucional da UnB, projetado para 2018-2022, contempla iniciativas que objetivam a análise sistemática da qualidade acadêmica e administrativa da instituição, tendo como base os princípios e diretrizes definidos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esse modelo está alinhado à missão e ao planejamento estratégico da universidade, servindo como eixo norteador dos processos de avaliação interna e externa de todos seus programas de pós-graduação.
Neste sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) produz relatórios anuais de autoavaliação institucional da UnB, em um trabalho conjunto com as unidades acadêmicas, administrativas e a Administração Superior. Diversos seminários de autoavaliação foram realizados com faculdades e institutos ao longo do último quadriênio, sobretudo através do Programa AvaliaUnB, fomentando a cultura de avaliação institucional e auxiliando os processos de avaliação interna e externa. No contexto da pós-graduação, o Decanato de Pós-Graduação realizou, em outubro de 2019, o 4º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UnB, com a participação da CAPES, orientando um processo formativo constante de autoavaliação institucional. Os resultados dessas autoavaliações contribuem diretamente para o planejamento estratégico dos programas e das unidades acadêmicas.
A partir de então, o PPGEMP iniciou, em 2019, um processo estruturado de organização do Planejamento Estratégico e da configuração de um modelo de autoavaliação. A primeira Comissão Especial de Autoavaliação foi instituída pelo ato Nº 04/2019, composta pelos professores Claudia Griboski, Girlene de Jesus Ribeiro, Etienne Baldez Louzada Barbosa e Eduardo Di Deus. Desde então, o programa tem desenvolvido um modelo progressivo de autoavaliação, alinhado às diretrizes institucionais da UnB e às exigências da CAPES. A autoavaliação do programa é conduzida pela Comissão de Autoavaliação, que tem como objetivo geral realizar a autoavaliação do PPGEMP mediante a escuta da comunidade acadêmica a ele vinculada, incluindo docentes, discentes, técnicos e egressos. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os “Princípios Norteadores da Autoavaliação” e as “Dimensões Estruturantes da Autoavaliação”, a saber:
Princípios Norteadores da Autoavaliação
- O Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional formula juízos, análises e argumentos conforme critérios de qualidade estabelecidos e aprovados pelo Colegiado.
- Todo o processo será pautado por critérios éticos discutidos, aprovados e socializados coletivamente e com transparência, envolvendo docentes, discentes e técnicos.
- A participação é um elemento fundamental, observando o compromisso com o respeito à diversidade e às diferenças.
- A autoavaliação deve ser uma prática permanente no PPGEMP para consolidar uma cultura de avaliação e melhoria da qualidade acadêmica.
Dimensões Estruturantes da Autoavaliação
- Contexto Institucional
Características do curso e sua inserção na instituição.
Qualidade acadêmica e institucional.
Missão, objetivos e planos de desenvolvimento.
Política institucional de pesquisa e extensão. - Gestão e Organização do Programa
Qualidade e coerência da estrutura e gestão.
Eficiência dos sistemas de informação e comunicação.
Regimentos, normas e regulamentos.
Perfil dos gestores acadêmicos.
Financiamento e formas de admissão de docentes. - Projeto Acadêmico, Pesquisa e Internacionalização
Relevância social e científica da pesquisa.
Impacto da produção intelectual.
Inserção internacional e participação em redes acadêmicas.
Inovação e contribuição para o desenvolvimento local e regional. - Comunidade Acadêmica: Discentes e Egressos
Formas de ingresso e perfil dos estudantes.
Desempenho discente e ofertas extracurriculares.
Acompanhamento da trajetória dos egressos e impacto da formação. - Estratégias Metodológicas
Configuração da Comissão de Autoavaliação.
Definição e validação dos instrumentos de avaliação.
Sistematização e divulgação dos resultados.
Dessa forma, a autoavaliação do PPGEMP se estruturou como um processo integrado e dinâmico, com o intuito de viabilizar a melhoria contínua do programa e garantir sua aderência aos padrões de qualidade acadêmica e profissional.
A partir de 2023, iniciou-se o planejamento para a aplicação de instrumentos avaliativos, garantindo que a autoavaliação fosse implementada de forma criteriosa, contínua e articulada com a gestão acadêmica do programa. Esse planejamento envolveu não apenas a definição dos questionários e métodos de análise, mas também estratégias para ampliar a participação da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, egressos, gestores e técnicos administrativos.
Em 2024, o PPGEMP promoveu um avanço significativo ao desenvolver sua própria plataforma digital de autoavaliação, um projeto inovador, concebido em colaboração entre professores permanentes e pesquisadores do programa. A plataforma representa um marco na institucionalização da autoavaliação, permitindo:
Geração automatizada de questionários, alinhados aos objetivos estratégicos do programa;
- Submissão direcionada dos questionários para diferentes públicos estratégicos do PPGEMP;
- Controle de banco de dados de docentes, discentes e egressos.
- Armazenamento, tratamento e backup dos dados coletados pelos instrumentos de autoavaliação.
- Análises avançadas dos dados coletados, contemplando:
Estatística quantitativa, permitindo o monitoramento contínuo de indicadores;
Medição de satisfação via escalas Likert, possibilitando avaliações objetivas de aspectos do programa;
Análise de percepções por meio do modelo BERT (Machine Learning), aplicada às respostas abertas, possibilitando a interpretação qualitativa das percepções da comunidade acadêmica.
Parcerias institucionais
- Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA)
- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
- Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE)
- Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN)