Eduardo Di Deus
Obra Autoral: A DANÇA DAS FACAS: TRABALHO E TÉCNICA EM SERINGAIS PAULISTAS
Livro do ano de 2022
Editora: Universidade de Brasília
Link para o Obra: https://loja.editora.unb.br/antropologia/danca-das-facas-1734/p
Na cultura da seringueira, as facas dançam. As árvores são sangradas, como animais no matadouro. Houve um tempo em que elas eram abatidas para coletar seu látex. Hoje, são tratadas como vacas leiteiras. Um talhão de seringueiras é como um rebanho de ruminantes cuja produção deve ser administrada a longo prazo. A extração do látex é uma arte ancestral herdada das populações amazônicas. Mas o látex é um produto estratégico do capitalismo globalizado. Apesar de haver borracha sintética, a borracha natural é necessária nos pneus dos automóveis, cada vez mais numerosos no planeta. Eduardo Di Deus observou seringueiros em São Paulo. Suas ações técnicas fazem parte de uma economia complexa, que vai do seringal ao mercado mundial. A qualidade do trabalho de sangria determina o uso posterior do produto. Uma vasta solidariedade técnica une o seringueiro, o operário da fábrica de pneus e o motorista. O gesto técnico também é econômico e orientado por formas sociais de organização do trabalho. Em São Paulo, os seringueiros são parceiros que trabalham com suas famílias e compartilham seus frutos com os proprietários. Aqui, como alhures, o drama social do trabalho é uma teia inextricável de cooperação e conflitos de interesse. É um livro rico e profundo que Eduardo nos oferece. Ao descrever com precisão uma comunidade de trabalhadores e suas técnicas de trabalho, ele nos fala sobre o mundo, em sua extensão espacial, bem como em sua profundidade histórica.
Etienne Baldez Louzada Barbosa
Obra Única: A INSPEÇÃO NO PARANÁ E SUA TEIA DE AÇÕES NO PROCESSO DO ENSINO (1854-1883)
Livro do ano de 2023
Editora: APPRIS
Link da Obra: https://editoraappris.com.br/produto/a-inspecao-no-parana-e-sua-teia-de-acoes-no-processo-do-ensino-1854-1883/?srsltid=AfmBOoo_ZP5Q5LnuJuAAVrer2UiPuxLNusKx9oa_WFSSJwSH8xCW-jXO
Em A inspeção no Paraná e sua teia de ações no processo do ensino (1854-1883), o leitor circula pela província paranaense por meio da organização da inspeção da instrução pública, iniciando em 19 de dezembro de 1853, ano em que ocorre oficialmente a emancipação do Paraná como comarca da província de São Paulo. Em “A inspeção no Paraná e sua teia de ações no processo do ensino (1854-1883)”, o leitor é conduzido pela organização da instrução pública na província do Paraná, a partir da emancipação da comarca de São Paulo, em 1853. Inicialmente, manteve-se o modelo paulista, com comissões de inspeção, até a nomeação de Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá como inspetor geral, em 1854, encarregado de reorganizar a estrutura educacional. A obra acompanha 29 anos de atuação da Inspetoria, culminando com o Regulamento do Ensino Obrigatório (1883), que cria a Superintendência e redefine o papel dos inspetores. Nesse período, 25 nomes passaram pela direção, incluindo Moysés Marcondes, filho de Jesuíno. O livro alterna o foco entre professores, inspetores e presidentes da província, explorando ideias reformistas, debates em jornais e indícios da representação da infância nos documentos oficiais, envolvendo o leitor na complexa teia educacional do Paraná oitocentista.
Fernando Bomfim Mariana
Obra Autoral: PEDAGOGICAL PIRACY AND THE ART OF SAILING: WRITINGS ON EDUCATION AND POLITICAL CULTURE
Livro do ano de 2023
Editora: Universidade de Brasília
Link da Obra: https://www.fe.unb.br/index.php/institucional/noticias/932-livro-pedagogical-piracy-and-the-art-of-sailing-writings-on-education-and-political-culture
O livro “Pedagogical piracy and the art of sailing: writings on education and political culture” (“Pirataria pedagógica e a arte de navegar: escritos sobre educação e cultura política”. Para navegar pelos mares da educação, precisamos resgatar nossos mecanismos de travessia do infinito. Se a educação aqui é entendida como águas infinitas de um mar aberto, a cultura política anticapitalista é nossa bússola por caminhos inóspitos e impensáveis.
Francisco Thiago Silva
Obra Autoral: O LUGAR DA PEDAGOGIA E DO CURRÍCULO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REFLEXÕES E CONTRADIÇÕES (2015-2021)
Livro do ano de 2023
Editora: Dialética
Link da Obra: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/o-lugar-da-pedagogia-e-do-curriculo-nos-cursos-de-pedagogia-no-brasil-reflexoes-e-contradicoes-2015-2021?srsltid=AfmBOor4SnupUSK_VjnHUkc5nFrASz73ll9QrvBe7aSiXf2CJLIbbNCm
O livro O lugar da pedagogia e do currículo nos cursos de Pedagogia no Brasil: reflexões e contradições (2015-2021) é o resultado da produção de pesquisa empreitada pelo professor Dr. Francisco Thiago Silva – docente da Faculdade de Educação, FE (MTC/PPGE/PPGEMP) da Universidade de Brasília – UnB. O trabalho foi produzido durante seu estágio de pós-doutorado, modalidade voluntária, ocorrido entre abril de 2022 e abril de 2023, abrigado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT), sob orientação do professor Dr. Damião Rocha, dessa mesma universidade. A obra foi financiada pela Chamada Interna MTC (FE/UnB) nº 01/2023 de Auxílio financeiro a pesquisador.
O livro é indicado para estudantes de graduação e de pós-graduação e para profissionais da educação que estejam envolvidos em qualquer nível, etapa ou modalidade, e ainda nas esferas gerenciais desses processos educativos, sobretudo os que demandam conhecimento nos campos da pedagogia, do currículo e da formação de professores/as.
Hélio José Santos Maia
Obra Autoral: VOZES PLURAIS DA EDUCAÇÃO DO TIMOR-LESTE PÓS-COLONIAL
Livro do ano de 2023
Editora: Appris
Link da Obra: https://editoraappris.com.br/autores/helio-jose-santos-maia/?srsltid=AfmBOooPkaI9MS-jxGqHDjhkY_bG9fCJvSRsyXsv58lgfqLOC6WEYpHV
A obra se trata de um estudo original, resultado de anos de cooperação internacional e pesquisa de campo em território timorense, com base em pesquisa empírica e documental, articulada a referenciais da teoria pós-colonial, história da educação, currículo e formação docente. Na percepção autoral, mobiliza vivências de cooperação internacional, narrativas de campo e fundamentação teórica consistente para analisar criticamente a formação docente em um país marcado por uma história colonial profunda.
Monique Aparecida Voltarelli
Obra Autoral: OS ESTUDOS SOCIAIS DA INFÂNCIA NA AMÉRICA DO SUL
Livro do ano de 2023
Editora: CVR
Link para o Obra: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37653-os-estudos-sociais-da-infancia-na-america-do-sul?srsltid=AfmBOoo1sNzFLXz1YGpn30syD2p5WOh6guwcEBl4e6vYXdP30BhzHfJm
O que sabemos da infância sul-americana? Quais estudos têm problematizado as diversas e complexas maneiras das crianças viverem suas infâncias nos contextos geográficos em que estão inseridas? Como as crianças têm sido pesquisadas e quais interesses de investigação sobre a infância no continente? No desafio de responder essas e outras questões, este livro oferece perspectivas sobre a infância na América do Sul a partir do campo da Sociologia da Infância e de um diálogo interdisciplinar com campos científicos tais como a Antropologia da Infância, História da Infância, Geografia da Infância, entre outros, que compõem os Estudos Sociais da Infância, também conhecido como Childhood Studies. Amparado no conceito de campo científico nas obras de Pierre Bourdieu, identifica-se os temas consagrados, as abordagens teóricas, os caminhos metodológicos, as áreas predominantes nos estudos, e os demais elementos estruturantes do campo da Sociologia da Infância na América do Sul. Em um primeiro momento, as produções do Hemisfério Norte tiveram grande influência na produção do conhecimento sociológico sobre a infância no continente, entretanto, a pesquisa realizada buscou evidenciar as produções e teorizações da infância no Hemisfério Sul. Os Estudos Sociais da Infância têm ampliado e reconstruído os conceitos de infância e criança a fim de transformar as relações intergeracionais, valorizando a produção cultural das crianças e a participação infantil, assim como traz visibilidade e explora as especificidades das infâncias plurais, e nesta obra, sobre a conjuntura sul-americana.