
Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5911-3005
Contato (e-mail): aya.ribeiro@yahoo.com.br
Minibiografia:
Professora Associada da Universidade de Brasília, atuando no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas- LIP desde 2007. Cursou graduação em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio (1982-1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba (1992-1995), e graduação em Design de Interiores, pelo IESB (2022-2023); cursou Especialização em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1993-1995); Especialização em Pedagogia da Pós-Modernidade, pela Universidade de Uberaba-UNIUBE (1997-1998); mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (1995-1999), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999-2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004-2006). Realizou estudos de Pós-Doutoramento em Discurso pela Universidade de Brasília-UnB. Na Universidade de Brasília-UnB, foi Coordenadora de Extensão do Instituto de Letras, por dois mandatos entre 2011 e 2015, Coordenadora de Graduação de Letras de 2017 a 2019, representante docente na Comissão Própria de Avaliação-CPA-UnB de 2013 a 2020 e membro do Conselho de Administração-CAD-UnB de 2017 a 2022 e Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Linguística- PPGL/IL/UnB. Atualmente, é membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógica da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB/INEP); Consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES; Consultora da FAP-DF; Líder do Grupo de Pesquisa SIGNO- Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa-ação-reflexão, no CNPq, e vice-líder do Grupo de Pesquisas ALEA (Associação da Linguística, Educação e Antropologia em estudos do Contato de Línguas, Variedades Linguísticas e Grupos Sociais na África, Europa e Américas) e do projeto BADALA (Banco de Dados de Línguas Africanas e Afrodescendentes). Participa do Projeto do CNPq REDE/Itália, como representante da UnB. É Consultora Adhoc de revistas cientificas e de agências de fomento, atua, como professora pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Linguística- PPGL, na área Linguagem e Sociedade com a linha de pesquisa “Linguagem e Ensino” e na Pós-Graduação em Educação-PPGE-MP, na linha de pesquisa Processos formativos e profissionalidades. É autora dos livros Diálogos sobre letramentos. De professores para professores; Tecer Textos- Fios e Desafios; Na teia de Penélope. Metáforas na Educação; A construção da leitura. Do projeto à aplicação em sala de aula. Editora e Organizadora dos livros: Textualidades e (re)orientação social na América Latina; Meditações e Cantares Poéticos de Antonio Machado; Democracia, deslocamentos e textualidades em contextos latino-americanos, editados pela Pontes, bem como de diversos capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Em 2015, recebeu a medalha Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal de Patrocínio, em reconhecimento ao seu trabalho pela educação. Atua em comissões para trabalho técnico especializado relativo a avaliações coordenadas pelo Inep: Enem, Enade, Saeb, Prova Brasil, Encceja. Organizou eventos científicos e de divulgação, tanto nacionais e quanto internacionais. É membro de diversas bancas avaliadoras de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Linguística e EaD, com ênfase em Sociolinguística, Linguística Cognitiva e Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, leitura e produção textual, e ensino-aprendizagem presencial e a distância. Atualmente, realiza estudos de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás- UFG, com estágio na Università del Salento- Unisalento- Itália.
Área de Concentração:
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projeto de Pesquisa:
Título: SIGNO: os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão
Descrição:
Este projeto apresenta três perspectivas distintas e complementares. A primeira propõe um projeto de pesquisa em linguística de texto; a segunda um projeto de pesquisa sobre o ensino da produção textual e suas metodologias; a terceira se vincula ao desenvolvimento de um conjunto de atividades de extensão, pelas quais se oferecem cursos de formação contínua sobre os processos e metodologias produzidos por meio de um curso de especialização em metodologia do ensino de língua portuguesa e das pesquisas nele realizadas.