
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Contato (e-mail): geust2007@gmail.com
Minibiografia:
Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas (MTC/FE); está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação – EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional – PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB – PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas – MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa “Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM”. É pesquisador e Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 – 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.
Área de Concentração:
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projetos de Pesquisa:
Título: Atendimento Hospitalar e/ou Domiciliar de Estudantes/Pacientes: Desenvolvimento de Sistemas e/ou Produtos Integrados on-line em Saúde e Educação
Descrição:
O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e implantar um sistema e/ou produto de interação, informação e comunicação em saúde e educação para os profissionais da saúde e educação e familiares de estudantes/pacientes em atendimento domiciliar e/ou hospitalar no Distrito Federal. De maneira restrita, intencionamos identificar e indicar onde estão matriculados os estudantes/pacientes em situação de atendimento hospitalar e/ou domiciliar no Distrito Federal; caracterizar o atendimento ofertado a esses estudantes/pacientes; identificar as percepções dos profissionais da educação e da saúde sobre as suas características; possibilitar uma rede de apoio a esses estudantes/pacientes, envolvendo a família, escola e setor hospitalar por meio de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,DI) para inovação aberta nos setores de saúde e educação, de modo a desenvolver e fomentar o ecossistema de Health Learning do Distrito Federal. Para o alcance dos objetivos, o Projeto contempla o desenvolvimento e implantação um sistema e/ou produto integrado on-line de interação, informação e comunicação em saúde e educação, utilizando tecnologias diversas, disponíveis para a linguagem do sistema e/ou produto a ser desenvolvido (por exemplo, PHP, HTML, JavaScript, Banco de Dados, Servidor, entre outras tecnologias).
Título: Educação Matemática e práticas sociais da Matemática em perspectivas consolidadas e em consolidação: formação docente, diversidade, diferença e inclusão
Descrição:
A Educação Matemática tem experimentado mudanças didático-pedagógicas, sociopolíticas e socioetnoculturais nas últimas décadas, além de ter avançado significativamente em frentes consolidadas, e distintas pesquisas têm sido realizadas com aportes em perspectivas amplas, mais modernas, sobretudo àquelas que envolvem a diversidade, a diferença e a inclusão. Neste Projeto de Pesquisa, intencionamos investigar, debater e propor ações que envolvam os pilares teóricos e metodológicos da Educação Matemática, com vistas à oferta de ações voltadas para a formação professores/as e outros/as profissionais que que busquem uma atuação profissional que vai ao encontro da consolidação de abordagens construtivistas e progressistas na área de ensino e aprendizagem da Matemática. O cerne da investigação constitui-se das teorias, metodologias, áreas e subáreas da Educação Matemática, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, buscaremos o aprimoramento da profissionalidade, do trabalho e das condições da docência de professores que ensinam Matemática; das epistemologias e das etnociências. Focalizaremos, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência, nas didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Educação Matemática Crítica e Educação Matemática para a diversidade, a diferença, a inclusão e os Direitos Humanos, tensionando o campo da investigação em relação aos ditos grupos socialmente vulneráveis (pessoas/estudantes em atendimento hospitalar e/ou domiciliar, com deficiência, transtornos ou qualquer necessidade educativa específica; LGBTs; quilombolas; povos originários, entre outros).