Francisco José Rengifo Herrera

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3726-8783

Contato (e-mail): frengifo@unb.br

Minibiografia:

Psicólogo com mestrado em Processos Cognitivos e Aprendizagem pela Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha, e doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Realizou pesquisa de pós-doutorado na UAM, Espanha, como parte do Grupo DETEDUCA. Interesses de pesquisa incluem análise microgenética de interações triádicas em ambientes domésticos e escolares, com foco no uso de objetos e alfabetização emergente. Também desenvolve trabalhos associados com a emergência de valores sociais em crianças/familias/escola e suas relações com bullying e violência no contexto educativo. Professor Efetivo de Magistério Superior na Faculdade de Educação com Lotação no Departamento de Teorias e Fundamentos- FE/TEF (UnB).

Área de Concentração: 

  • Desenvolvimento Profissional e Educação

Projeto de Pesquisa: 

Título: Práticas de Inovação na Educação Infantil e na Primeira Infância

Descrição: 

A aprendizagem de processos vinculados com o desenvolvimento psicológico, especialmente os relacionados com o funcionamento executivo a partir do uso da materialidade é uma das principais metas do projeto. Mediante o uso dos objetos é possível permitir a organização cognitiva de processos regulados de ação, planejamento, antecipação e criação nas crianças pequenas. Metacognição, controle executivo, regulação, planejamento e criatividade estão relacionados com esse tipo de atividades. Entender que a aquisição da linguagem e o posterior desenvolvimento de conhecimentos para usar sistemas notacionais que regulam e sistematizam a linguagem é um dos mais importantes campos de pesquisa nos próximos anos. A educação infantil deixou de ser um espaço onde se pensa apenas no cuidado e abre a porta para planejar o que serão os rumos da trajetória de vida dos alunos ao longo dos diversos processos educativos que deverão encarar.

 

Título: Literacia Emergente na Educação Infantil e Literacia no Ensino Fundamental

Descrição: 

Caracterizar e desenvolver modelos de compreensão dos processos de desenvolvimento na Educação Infantil atrelados aos processos de promoção da leitura e de literacia. Desenvolver ações de intervenção nos modos de ensino, avaliação e aprendizagem dos processos de literacia no Ensino Fundamental. Tanto nos aspectos lingüísticos, como nas relações com a literacia esse tipo de processos é fundamental. Nessa mesma direção, nas crianças maiores, o uso da materialidade (proposta de forma intencional) permite a criação de oportunidades de aquisição e aprendizagem de aspectos fonêmicos, grafêmicos que são precursores dos processos de literacia emergente e de consciência fonêmica e fonológica. Os dados coletados nos últimos anos permitem vislumbrar um panorama promissório para a pesquisa que envolve o uso dos objetos como instrumentos mediadores que ampliam as possibilidades cognitivas da criança.

  Link do Grupo de Pesquisa CNPq

Ir para o conteúdo