Eduardo Di Deus

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9523-8844

Contato (e-mail): eduardodideus@unb.br

Minibiografia:

Eduardo Di Deus é Professor Adjunto 2 do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGE-MP) da Universidade de Brasília. Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2017), com período de estágio sanduíche no Museu de História Natural da França (2015-16), com bolsa do PDSE/CAPES. Realizou mestrado em Antropologia Social (2007) e graduação em Ciências Sociais (2005) na Universidade de Brasília. Sua pesquisa de doutorado tratou dos modos de extrair borracha, com trabalho de campo realizado em plantações de seringueira do interior de São Paulo. A tese que resultou desta pesquisa recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2018 na área de Antropologia/ Arqueologia. Seus interesses de pesquisa incluem a antropologia da técnica e do trabalho, aprendizagem, educação ambiental, mundos rurais, Amazônia, modos de relação humanos-plantas e história ambiental e das técnicas.

Áreas de Concentração: 

  •  
  • Desenvolvimento Profissional e Educação


Projeto de Pesquisa Atual

Título: Trabalho, técnica e ambiente: perspectivas etnográficas sobre a aprendizagem

Descrição: 

 Este projeto tem como objetivo analisar situações de aprendizagem em distintos contextos (escolares ou não-escolares), com especial atenção para transformações nas práticas trazidas por reconfigurações nas relações com objetos técnicos, máquinas, sistemas, ferramentas e outros mediadores das relações sociais. Pretende-se investigar os fenômenos técnicos a partir de uma compreensão que situa a aprendizagem das técnicas como fenômeno antropológico e educativo fundamental, que está na base da construção de relações sociais e processos identitários. A partir prioritariamente da abordagem etnográfica, especial atenção será dada às técnicas associadas à interação com o mundo vegetal e animal, tanto em contextos agrários quanto em processos relativos à conservação e educação ambiental, mas também a reconfigurações de processos educativos escolares a partir de transformações em objetos e processos técnicos.

 

Grupo de Pesquisa – CNPq

 

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