
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8241-0147
Contato: bruno.santos@unb.br
Minibiografia:
É pesquisador e professor colaborador pleno da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atuando nas áreas de ensino, orientação acadêmica, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltado à educação. Seus trabalhos concentram-se especialmente na aplicabilidade didática e pedagógica das tecnologias da informação, mediadas ou não por inteligência artificial (IA).É líder do Grupo Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11126), atuando na linha de pesquisa Tecnologias educacionais emergentes e Inteligência Artificial na Educação: investigação científica, modelagem, implementação e avaliação de soluções inovadoras para educação, inclusão e impacto social. Desde 2020, é pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (CIDACS), com atuação nas áreas de visualização de dados e engenharia de tecnologias educativas em saúde. É membro da Society for Learning Analytics Research (SoLAR) desde 2024, contribuindo com pesquisas voltadas à ampliação da ciência de dados educacionais (Learning Analytics). Desde 2013, integra o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília, um dos principais meios de divulgação científica da instituição. Nos anos de 2021 e 2022, atuou como pesquisador do Laboratório de Inteligência Artificial da UnB (AI.Lab), desenvolvendo projetos de PD voltados à ampliação do uso da inteligência artificial e ciência de dados no sistema de justiça brasileiro (https://ailab.unb.br).Possui graduação em Matemática (2011), Mestrado em Educação com ênfase em Tecnologias Educativas e Gamificação pela UnB (2015), MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela USP (2023), e tornou-se Ph.D. em Didática pela Université Laval (Canadá) em 2023, com foco em interdisciplinaridade e tecnologias educativas. Especialista em Engenharia de Software, possui sólida experiência em arquitetura e design de softwares/aplicativos com ênfase em gamificação. Atuou por quatro anos como consultor em TI para o Ministério da Educação pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) (https://oei.int) e, por três anos, como consultor em engenharia de software educativo para o Ministério da Saúde (MS).Destacou-se como coordenador de concepção e engenharia de diversos softwares, portais e aplicativos educativos, desenvolvidos no âmbito de projetos de pesquisa financiados pela FAP-DF, FINATEC e CNPq um dos quais premiado pelo CNPq-CGEE em 2018. É também inventor de diversas patentes de softwares e aplicativos com foco na aplicação educativa da inteligência artificial.
Áreas de Concentração:
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projeto de Pesquisa:
Título: Inovações Educacionais com Tecnologias Emergentes e Inteligência Artificial: Inclusão, Acessibilidade e Impacto Social nos Processos Formativos
Descrição:
Trata-se de um macroprojeto de pesquisa que tem como foco a investigação científica, modelagem, desenvolvimento e avaliação de tecnologias educacionais emergentes, mediadas ou não por inteligência artificial, voltadas à criação de soluções inovadoras que promovam inclusão, acessibilidade, equidade e impacto social positivo em contextos educativos diversos. Parte-se do princípio de que a tecnologia, quando orientada por compromissos ético-pedagógicos, pode potencializar processos de ensino e aprendizagem mais justos, personalizados e transformadores.A proposta articula diferentes linhas de investigação que integram o uso de IA para personalização da aprendizagem, tutores inteligentes, sistemas adaptativos, gamificação, tecnologias assistivas e ambientes imersivos, como realidade aumentada e virtual. As ações buscam, ainda, fortalecer a produção científica na área da educação e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, sobretudo no enfrentamento das desigualdades sociais e educacionais.Além disso, este macro-projeto acolhe estudos acadêmicos de natureza interdisciplinar, com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas, considerando tanto o desenvolvimento de soluções tecnológicas quanto a avaliação de seus efeitos e impactos em múltiplos setores da sociedade. Os resultados esperados incluem a criação de produtos técnicos, publicações científicas, formação de recursos humanos qualificados e ampliação do diálogo entre pesquisa, prática educativa e transformação social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.