Missão, Visão e Valores

Missão

Formar profissionais, nas esferas pública e privada, envolvidos com a área da educação, em diferentes espaços e níveis de formação para atuarem, em seus locais de trabalho, de forma qualificada e com base teórica e metodológica consistente, no sentido de gerar mudanças em seu ambiente de trabalho e na sociedade, de forma geral.

Formar servidores públicos e docentes da educação básica em nível de mestrado para atuarem em contextos educacionais ou que envolvam a educação em âmbito nacional, estadual e municipal, para atuarem de forma embasada teórica e metodologicamente em seus locais de trabalho, trazendo contribuições para o seu ambiente de trabalho e para a sociedade.

Visão 

Ser referência na formação inovadora de profissionais com atuação na área da educação com inserção local, regional, nacional e internacional, articulando ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento, de forma inclusiva, transparente e democrática, que promova mudanças em organizações e na sociedade.

Valores

Centralidade no profissional que aprende com atitude crítica; qualidade da formação; compromisso com a inovação, com a ética, com a responsabilidade, inclusão e transparência; respeito à diversidade; valorização da ciência.

Dessa forma, o PPGE-MP tem como valores: o foco nos estudantes, a qualidade da formação, a inovação, a ética, a responsabilidade, o trabalho em equipe, a transparência, a atitude crítica, o respeito à diversidade e a valorização da ciência.

OBJETIVOS 

Objetivo geral

Formar profissionais para uma ação transformadora em seu ambiente de trabalho, com foco em sua qualificação nos âmbitos da política pública, da docência, da gestão e da ação técnico-científica, que impacte nos contextos de inserção profissional dos sujeitos envolvidos.

Objetivos específicos:

 

    • Promover a formação de servidores públicos das diferentes esferas de governo para atuação em planos, projetos e programas educacionais.

    • Conduzir processos de formação científica dos professores, gestores, e demais profissionais associados à Educação para desenvolver ações de intervenção que estejam fundamentadas em perspectivas teóricas, conceituais e metodológicas contemporâneas e pertinentes.

    • Viabilizar o desenvolvimento de pesquisas e produtos técnicos que tenham impacto em diferentes contextos de trabalho em educação.

    • Propiciar o uso de ferramentas teóricas, conceituais e metodológicas que enriqueçam os contextos sociais, econômicos, políticos, culturais, ideológicos e transformações nos contextos, como parte do processo formativo dos alunos no programa.

    • Formar profissionais capazes de articular o fazer e o pensar pedagógico para intervir nos mais diversos contextos socioculturais e organizacionais que requeiram sua competência.

    • Formar profissionais conscientes de sua historicidade e comprometidos com os anseios de outros sujeitos, individuais e coletivos, socialmente referenciados para formular, acompanhar e orientar seus projetos educativos.

    • Preparar educadores capazes de planejar e realizar ações e investigações que os levem a compreender a evolução dos processos cognitivos, emocionais e sociais considerando as diferenças individuais e grupais.

    • Formar profissionais comprometidos com seu processo de autoeducação e de formação continuada.

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