
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7842-395X
Contato (e-mail): rachel@unb.br
Minibiografia:
Professora Titular da Universidade de Brasília (2020). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e estudos pós-doutorais em Filosofia da Educação pela Universidade de Haifa (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia, História e Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores, linguagem e democracia, métodos de pesquisa em educação na perspectiva materialista dialética. Entre as suas obras, destacam-se: Informática educativa no Brasil: das origens à década de 1990; Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas; Para onde vai a política de ciência tecnologia na universidade no Brasil, além de artigos publicados em periódicos, livros e capítulos tratando dos seguintes temas: Informática na Educação; Proformação; Linguagem Crítica na Educação; Concepção de Tecnologia em Anísio Teixeira; Mídias e Educação; Educom, Eureka e Gênese; questão de raça/etnia; educação a distância e formação de professores na globalização; consciência e materialismo dialético, comunicação emancipadora e contra-hegemônica; Gramsci e a cultura, entre outros. Atualmente tem focado na pesquisa sobre o Museu da Educação do Distrito Federal numa perspectiva historica e de preservação da memoria educacional e cultural.
Área de Concentração:
- Políticas Públicas e Gestão da Educação
Projeto de Pesquisa:
Título: Educação do Distrito Federal: redemocratização em diálogo com a Nova República (1985 – 2000)
Descrição:
Este projeto visa a preservação da memória e a reconstituição da história da educação pública do Distrito Federal, no período da redemocratização do país. Sua execução representa o alargamento da delimitação cronológica de pesquisas já realizadas por nós osobre o tema, respectivamente, no período de implantação da educação pública na capital federal (1956-1964), em sua fase de consolidação (1964-1971) e do seu desmonte, durante a ditadura militar (1964-1985). Essas investigações integram linha de pesquisa vinculada ao HISTEDBR/DF, cadastrada no CNPq, e que se desenvolvem há mais de duas décadas, na Universidade de Brasília (UnB). O problema a ser investigado abarcará o período subsequente à instauração do regime militar, focando nos anos compreendidos entre 1985-1995, cujos marcos institucionais são a eleição de Tancredo Neves/José Sarney, Fernando Collor de Mello/Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. A hipótese da pesquisa é que, nesse período, houve a retomada de valores educacionais humanistas e democráticos, fundamentados no ideário de Anísio Teixeira, e a incorporação de outras concepções pedagógicas críticas, como as de Paulo Freire e Dermeval Saviani, em face das condições sociais e políticas advindas da redemocratização do país. Parte-se da premissa que, finda a ditadura e o advento da redemocratização do país, emergem lideranças políticas comprometidas com a mudança, favorecendo o alvorecer de um ideário democrático. A estratégia metodológica a ser adotada se pautará na análise documental, orientada pela concepção crítica do método historiográfico. Caracterizado como um trabalho colaborativo de investigação, a ser realizado por pesquisadores, professores e estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília e a participação de docentes do sistema público de ensino da capital federal e outras instituições de ensino superior, este projeto pretende gerar e difundir os conhecimentos a serem produzidos.