Edvonete Souza de Alencar

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Modalidade Profissional 

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5813-8702

Contato (e-mail):  edvonete.alencar@unb.br

Minibiografia: 

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha (2024). Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) , licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta ( níveI IV ) do Magistério Superior na Universidade de Brasília -Faculdade de Educação(2024)e atua no Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional – UnB. Trabalhou na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD – na Faculdade de Educação – FAED. (2015-2024) Atuou no Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática – UEMS (2018- 2024) e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática – UFGD (2021-2024). Foi editora da Tangram Revista de Educação Matemática (2018-2023). É editora da Educação Matemática em Revista – EMR – SBEM (2022-2025). Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior. Vice-líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática – UFGD. Participa do Grupo DZETA Investigações em educação matemática – UNB. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho – GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Membro da Diretoria Nacional da SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Diretora Brasil da Rede MTSK. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia. Foi chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva (2020-2021) Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Foi editora chefe da Tangram Revista de Educação Matemática (2018 -2023). É editora chefe da Educação Matemática em Revista (2022 – 2025) . Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, educação estatística, geometria, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , ensino de ciências , divulgação científica, modelagem matemática e educação. http://orcid.org/0000-0002-5813-8702

Área de Concentração: 

  •  Desenvolvimento Profissional e Educação
  •  

Projeto de Pesquisa: 

Título: Livros brinquedo para o desenvolvimento do conhecimento matemático à bebês e crianças bem pequenas

Descrição:

Este projeto tem como objetivo os textos bibliográficos e os documentos existentes podem auxiliar e fundamentar na criação de livros brinquedo para o desenvolvimento do conhecimento matemático em bebês e crianças bem pequenas. O uso de livros e histórias para as práticas de ensino tem sido consideradas internacionalmente, como recurso metodológico , sendo mencionado por autores como Hong, Zazkis e Liljedahl , Van den Heuvel Panhuizen e Elia, Flevares e Schiff, Toor e Mgombelo e Nurnberger-Haag , Alexander e Powell e nacionalmente em pesquisas por Galperin, podendo ser utilizada de modo interdisciplinar e promovendo a reflexão com o cotidiano. Em estudos realizados por Zacarias e Moro e Silva estes observaram que há poucas histórias destinadas ao trabalho ao desenvolvimento do conhecimento matemático, principalmente à bebês e crianças bem pequenas. Tais aspectos, nos permitem refletir sobre a importância de criação de livros brinquedo que possam contribuir com o desenvolvimento do conhecimento matemático às tenras idades escolares. Para o desenvolvimento desta investigação pretendemos por meio de estudos bibliográficos e documentais fundamentar a criação de livros brinquedo na creche primeira etapa da Educação Infantil, especificando seu uso para o desenvolvimento do conhecimento matemático. Para o desenvolvimento dessa investigação faremos uso da metodologia bibliográfica e documental. Inferimos que os livros brinquedo construídos coletivamente pela equipe de participantes do projeto servirão para o desenvolvimento de atividades de ensino que estimulem diferentes conhecimentos matemáticos. Ademais esse material promoverá à inclusão, pois possibilita a acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
 

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