Destacamos o depoimento de 5 egressos do Programa, que retratam bem a nossa missão e perfil, são eles: André Ricardo Dias Lima Mendes (titulado em 2023), Alessandra Valéria de Paula (titulada em 2020), Djailson Dantas de Medeiros (titulado em 2023), Gizele Ramos Mota Fernandes (titulada em 2024) e Lourenço Silva Teixeira (titulado em 2023).
1. ANDRÉ RICARDO DIAS LIMA MENDES
“IMPACTOS DO MESTRADO
O mestrado teve um impacto significativo na minha trajetória acadêmica e profissional, gerando desdobramentos concretos tanto no setor público quanto na pesquisa acadêmica. Minha dissertação abordou a participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância, resultando não apenas na conclusão do estudo, mas também na elaboração de uma nota técnica com 20 propostas para aprimoramento do programa.
Apesar de ter sido originalmente voltada para o Proinfância, minha pesquisa apresenta contribuições que extrapolam esse programa, oferecendo um modelo para fortalecer o controle social em diversas iniciativas educacionais do FNDE. Dessa forma, seus impactos se expandem, possibilitando avanços no monitoramento e na transparência das políticas públicas educacionais no Brasil.
O reconhecimento do meu trabalho foi evidenciado quando tive a oportunidade de apresentar os resultados diretamente à presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a pedido dela. A recepção foi extremamente positiva, e algumas das propostas foram implementadas ou estão em fase de implementação. Um exemplo notável é a inserção de QR Codes nas placas das obras do FNDE, permitindo que a sociedade tenha acesso a informações detalhadas sobre cada construção e possa contribuir com dados sobre sua execução. Esse projeto, fruto direto da minha pesquisa, está sendo desenvolvido em parceria entre o FNDE e a Universidade Federal do Ceará. Devido à sua relevância, fui convidado pelo Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais da Autarquia para atuar como um dos condutores dessa iniciativa.
Além disso, minha dissertação teve um impacto importante no trabalho do Tribunal de Contas da União (TCU). Recentemente, fui elogiado por auditores do Tribunal em duas ocasiões, pois o estudo serviu, entre outras referências, como base para o desenvolvimento do Observatório Social, uma ferramenta voltada a incentivar a participação da sociedade no acompanhamento de obras públicas.
No âmbito profissional, o mestrado abriu portas para que eu assumisse posições de liderança em programas educacionais. Recebi convites para coordenar iniciativas relacionadas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Caminho da Escola. Dentre essas oportunidades, aceitei o desafio de atuar como Coordenador de Monitoramento e Acompanhamento de Obras do FNDE. Posteriormente, assumi o cargo de Coordenador-Geral Interino de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais e, atualmente, estou à frente da Coordenação de Suprimentos e Gestão.
Além da experiência na gestão pública, minha pesquisa gerou oportunidades acadêmicas. Pude ministrar palestras e cursos sobre monitoramento de políticas públicas, representando o FNDE em eventos voltados para colaboradores internos da Autarquia, gestores municipais, prefeitos e parlamentares. No setor privado, participei de palestras para estudantes de áreas ligadas à educação. Em 2022, ministrei um curso sobre monitoramento de políticas públicas, em parceria com outros professores, em evento da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), realizado na Unicamp.
No campo da produção científica, fui convidado para a publicação de um livro baseado na minha dissertação, bem como para artigos científicos derivados da pesquisa. Em 2024, publiquei um artigo intitulado “Participação da Sociedade no Monitoramento do Programa Educacional Proinfância” na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, da Cesgranrio, reconhecida com classificação A1 pela Capes.
Por fim, o mestrado também pavimentou o caminho para minha continuidade na academia. Inicialmente, tornei-me aluno especial de doutorado na Universidade de Brasília (UnB), no curso de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, diante da relevância do tema da minha pesquisa, planejo seguir para um doutorado na área de Educação, com o objetivo de aprofundar meus estudos sobre monitoramento e participação social nas políticas públicas educacionais.
Dessa forma, o mestrado não apenas consolidou minha trajetória acadêmica, mas também teve um impacto direto e transformador na minha atuação profissional e no aprimoramento das políticas públicas educacionais no Brasil.
André Ricardo Dias Lima Mendes
Egresso do Mestrado Profissional em Educação – Universidade de Brasília (UnB).”
2. ALESSANDRA VALÉRIA DE PAULA
“Relato Pessoal: Impactos do mestrado na vida acadêmica e profissional
A conclusão da Pós-Graduação stricto sensu em Educação – Mestrado Profissional – na Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília repercute significativa e positivamente em ambos os aspectos: acadêmico e profissional da minha vida.
Academicamente, pude aprofundar meus conhecimentos acerca das políticas curriculares e educacionais; desenvolver as habilidades de pesquisa para questões complexas de forma sistemática, com rigor teórico e princípios éticos; e interagir com a comunidade acadêmica nacional e internacional[1].
A nossa pesquisa – sem plural de modéstia – inicia-se em 2018 com o objetivo geral de compreender o encontro entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, e se concretiza, de forma inédita, sobre todos os currículos das 27 unidades da Federação, devido às orientações de excelência que o Prof. Dr. Francisco Thiago Silva dispensa a todas/os sob sua orientação. Por isso, “nossa pesquisa”, que é o primeiro estudo sobre a BNCC da UnB.
Os produtos técnicos da pesquisa são: curso em nível de pós-graduação lato sensu intitulado: Base Nacional Comum Curricular e a Organização do Trabalho Pedagógico, artigos derivados da pesquisa, publicados em revistas Qualis A1 e A2 e o livro: BNCC E OS CURRÍCULOS SUBNACIONAIS: prescrições indutoras das políticas educacionais e curriculares. Publicação proposta pela Editora Dialética em virtude às estatísticas de downloads da dissertação a partir do Repositório Institucional da UnB.
No âmbito profissional, aprimorei as reflexões críticas na ação e busco ressignificar meus saberes e fazeres, os quais ensejam práticas docentes mais autorais e inclusivas, bem como a partilha de conhecimentos nos espaços institucionais de formação continuada da Semana Pedagógica na Unidade Escolar e nas Coordenações das Regionais em contribuição aos meus pares. Retornei à essa renomada Universidade, no segundo semestre de 2024, para o Doutorado Acadêmico em Educação para pesquisar a Política Curricular de língua estrangeira em tempos de internacionalização da Educação Básica, como instrumento possível de análise do campo curricular brasileiro.
Em síntese, o Mestrado Profissional na UnB constitui uma experiência transformadora que permitiu-me aprimorar meu conhecimento nos campos curricular e educacional e contribuir com a educação básica pública e de qualidade para todas e todos.
Profª Mª. Alessandra Valéria de Paula
Egressa do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Brasília.”
[1] Canada International Conference on Education (CICE, 2019), University of Toronto, Canada.
3. DJAILSON DANTAS DE MEDEIROS
“Destino atual: Coordenador-Geral de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica / Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica (DIAM) / Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Concluí, em 2023, o mestrado ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na área de conhecimento Políticas Públicas e Gestão da Educação, viabilizou-me o aprendizado nos desafios do desenvolvimento social, na gestão para a transformação, no monitoramento e avaliação de políticas sociais e na sustentação da política social. Proporcionou-me atuar como Coordenador-Geral de Apoio à Manutenção Escola, área de planejamento, execução, controle e governança pelo direcionamento, monitoramento e avaliação das ações de melhoria da gestão e da infraestrutura do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e na política pública voltada ao transporte escolar (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE e Programa Caminho da Escola), sob a governança do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), onde atuei até junho de 2024.
Atuação
No intuito de promover políticas que contribuam para mudar a situação de desigualdade social no país, ressalta-se a oportunidade de ter sido o responsável pela elaboração de diretrizes para definição dos procedimentos na execução desses Programas e na busca pela universalização do atendimento, o grande desafio foi definir uma metodologia de atendimento equânime que apoiasse os 38,7 milhões de estudantes, nas mais de 139 mil escolas (base censo escolar de 2022) , dos 5.570 sistemas públicos de educação básica dos estados, Distrito Federal e municípios, considerando a amplitude e diversidade das redes de ensino brasileiro, distribuída em mais de 8,5 bilhões de km², um dos maiores países do mundo.
Impactos Acadêmicos e Sociais
Nesse contexto, na promoção da equidade educacional do país, o mestrado possibilitou-me modificações profundas nas referidas Políticas Públicas Educacionais, elaborando atos normativos, concretizando na publicação dos seguintes atos: Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 de setembro de 2021, dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Políticas do Transporte Escolar: Resolução/CD/FNDE nº 18, de 22 de outubro de 2021, estabelece diretrizes e orientações para o apoio técnico e financeiro na execução, no monitoramento e na fiscalização da gestão de veículos de transporte escolar, pelas redes públicas de educação básica dos Municípios, Estados e do DF, no âmbito do PNATE. Decreto nº 11.162, de 4 de agosto de 2022, que dispõe sobre o Programa Caminho da Escola. Resolução CD/FNDE nº 1, de 20 de abril de 2021, estabelece diretrizes e orientações para o apoio técnico e financeiro na aquisição, utilização e monitoramento da gestão de veículos de transporte escolar, pelas redes públicas de educação básica dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, no âmbito do Programa Caminho da Escola; Resolução CD/FNDE nº 7, de 8 de maio de 2023, autoriza, em caráter excepcional, a realização de processo licitatório, pelos próprios entes federativos, para a aquisição de bicicletas e capacetes escolares por meio do Programa Caminho da Escola.
Os impactos se concretizam na medida em que se mitiga a insegurança jurídica entre os gestores escolares nos gastos dos recursos financeiros descentralizados, focado na assistência técnica a esses gestores para prevenir ou corrigir desvios durante a execução das referidas políticas públicas educacionais.
Publicações derivadas da dissertação
Periódicos:
MEDEIROS, D. D.; CORREA, M. A. G.; CASTIONI, R. DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. Cadernos do FNDE, v. V. 2, p. 1-1, 2021.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos:
ALIAGA, R. M.; CARVALHO, W. L.; MEDEIROS, D. D. O PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES MUNICIPAIS. In: 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET., 2022, Fortaleza. 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET., 2022.
LEITE, P. S.; CARVALHO, W. L.; MEDEIROS, D. D. A BICICLETA DO CAMINHO DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA SUA GESTÃO NAS DIFERENTES REGIÕES GEOGRÁFICAS DO BRASIL. In: 35º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET., 2021. 35º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET. Fortaleza: ANPET, 2021.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
CASTIONI, R.; MEDEIROS, D. D. SALDOS REMANESCENTES EM CONTAS DO PDDE BÁSICO E DAS AÇÕES INTEGRADAS. In: VII Congresso Ibero-americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2023, Lisboa. VII Congresso Ibero-americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2023.”
4. GIZELE RAMOS MOTA FERNANDES
“Relato de Experiência: Os Impactos do Mestrado na Minha Prática Profissional
Introdução
Meu nome é Gizele Ramos Mota Fernandes, sou servidora pública e atuo nas medidas socioeducativas em meio aberto, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS-DF), no cargo de especialista socioeducativa, como pedagoga. Meu trabalho consiste no atendimento a adolescentes e suas famílias, abordando diversos aspectos de suas vidas, como saúde, educação, profissionalização, assistência social, cultura, esporte e lazer, sempre com foco na promoção de direitos.
A oportunidade de ingressar no mestrado surgiu de maneira inesperada, pois inicialmente nunca considerei essa possibilidade. Minha formação foi realizada em uma faculdade privada e na modalidade a distância, o que me fazia acreditar que não possuía a base necessária para um desafio acadêmico desse porte. No entanto, ao realizar a especialização pela Escola Nacional de Socioeducação, descobri o prazer pela pesquisa e compreendi a relevância que uma formação acadêmica mais aprofundada poderia ter para minha atuação profissional.
Desenvolvimento
Entre os anos de 2022 e 2024, cursei o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB). Durante esse período, tive contato com diversas temáticas e conteúdos fundamentais, o que ampliou minha compreensão sobre minha própria atuação e me permitiu construir um olhar mais crítico e embasado sobre minha prática profissional.
Um dos principais impactos do mestrado foi o desenvolvimento da capacidade analítica e crítica em relação à minha atuação no campo da socioeducação e da educação. Antes, muitas das minhas práticas eram baseadas na experiência empírica, no senso comum e nas diretrizes institucionais. No entanto, ao longo do mestrado, passei a fundamentar minhas intervenções em referências teóricas e metodológicas, embasadas em evidências de estudos na minha área de atuação. A pesquisa acadêmica me ensinou a buscar e elaborar conhecimentos, questionar e aprofundar minhas reflexões sobre a realidade socioeducativa e a importância do direito à educação, que foi o foco da minha pesquisa.
No decorrer da formação, me apropriei de toda a legislação referente à socioeducação e aprofundei minha compreensão sobre o direito à educação, buscando entender os motivos por trás do desinteresse dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa pela escola. Tive acesso a pesquisas e estudos sobre a temática da escolarização, o que me permitiu aprofundar ainda mais minha análise e fundamentar minhas estratégias de intervenção. Esse questionamento orientou minhas investigações e permitiu que eu elaborasse estratégias mais eficazes para mobilizar os adolescentes na adesão escolar, bem como para sensibilizar suas famílias e fortalecer a articulação com as escolas. Como especialista responsável pela garantia desse direito, passei a realizar intervenções mais direcionadas e fundamentadas, baseadas em um repertório científico estruturado e conhecimento dos fatores que estão por traz da negativa dos adolescentes pela escola.
Além disso, a troca com outros pesquisadores e profissionais da área contribuiu para uma visão mais ampliada sobre a socioeducação. O suporte e a orientação do Professor Bernardo Kipnis foram essenciais nesse processo, assim como as contribuições dos demais professores e colegas por meio das disciplinas, seminários e atividades do programa. Essa interação acadêmica fortaleceu minha confiança enquanto pesquisadora e profissional comprometida com a transformação social. Aqui destaco a importância do percurso no mestrado e as experiências proporcionadas.
Os impactos do mestrado não se restringiram apenas à minha atuação individual. Desde que retornei à minha unidade, percebo que sou frequentemente solicitada para contribuir com a elaboração de conhecimentos e a tomada de decisões referentes à educação e ao acompanhamento escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Os relatórios elaborados para o Judiciário tornaram-se mais embasados, e meus colegas frequentemente solicitam minha avaliação e revisão de seus relatórios, justamente pela qualidade argumentativa e fundamentação que passaram a perceber nos meus documentos.
Fui convidada para integrar planejamentos e ações relacionadas à educação dentro da unidade, o que reforça o reconhecimento das habilidades adquiridas ao longo do mestrado. Minha capacidade de elaborar planejamentos e conteúdos para as atividades com o público assistido também foi aprimorada, permitindo que as ações desenvolvidas junto aos adolescentes e seus familiares se tornassem mais qualificadas e eficazes. O aprofundamento nos estudos me proporcionou um olhar mais técnico e crítico, o que impacta diretamente na qualidade das intervenções e dos serviços prestados. Além disso, o produto técnico elaborado no mestrado está sendo implementado e, embora recente, já é possível perceber que está sendo relevante e importante para o acompanhamento escolar, pois estamos implementando um fluxo de acompanhamento escolar mais qualificado com foco na articulação com a escola, família e adolescente.
Além dos impactos práticos, percebo que o título de mestre também agrega um valor simbólico à minha trajetória profissional. As pessoas passam a nos enxergar com mais respeito e reconhecimento, associando a titulação a um maior domínio do conhecimento na área. Isso resulta em um aumento das demandas direcionadas a mim dentro da equipe, consolidando minha posição como referência na temática educacional dentro do campo da socioeducação.
Outro desdobramento importante após a conclusão do mestrado foi o recebimento de convites para atuar como parecerista em revistas acadêmicas e para participar de pesquisas relacionadas à minha área de atuação. Essas oportunidades reforçam o impacto da formação na minha trajetória profissional e ampliam minha contribuição para o campo da socioeducação e educação.
Além disso, devido aos conhecimentos adquiridos no mestrado, consigo contribuir ativamente com a formação dos colegas da equipe de trabalho nos estudos de casos e reuniões. Minha participação nesses espaços possibilita a troca de conhecimentos e o aprimoramento das estratégias de atendimento, impactando diretamente na qualidade do serviço prestado.
Conclusão
Sem dúvida, não sou a mesma profissional de antes. O mestrado teve um impacto profundo na minha prática, ampliando minha capacidade de reflexão, análise e intervenção no campo socioeducativo e educacional. Hoje, minha atuação é mais fundamentada, e minhas decisões são pautadas em uma perspectiva crítica e embasada em estudos acadêmicos e científicos.
Essa experiência reafirmou minha convicção de que a pesquisa e a formação contínua são essenciais para a melhoria das políticas públicas e da prática pedagógica. Mais do que um título acadêmico, o mestrado representou uma transformação na forma como percebo e atuo na socioeducação e na educação em geral, reforçando meu compromisso com a promoção dos direitos dos adolescentes e com a construção de um sistema socioeducativo mais qualificado e humano.”
5. LOURENÇO SILVA TEIXEIRA
“Relato Pessoal: Impactos do mestrado na vida acadêmica e profissional
Cursar o Mestrado Profissional em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília foi uma grande oportunidade de crescimento tanto acadêmico quanto no âmbito profissional, onde tenho contribuído com meus pares na partilha dos conhecimentos adquiridos nesta jornada.
A pesquisa, com o título “Os lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal: entre os espaços concedidos e os experienciados” oportunizou que eu adquirisse um repertório de conhecimento a respeito das infâncias e das crianças do Distrito Federal e que partilhasse com outros pesquisadores do Brasil e Exterior. O estudo teve como objetivo investigar as relações espaciais que as crianças estabelecem com seus diferentes lugares de uma instituição pública que oferta Educação Infantil no Distrito Federal, discutindo com o aporte teórico dos campos da Sociologia e Geografia da Infância. O grande diferencial da pesquisa se concretizou na metodologia onde pude experimentar ser um adulto atípico [1] dentro de uma sala de referência de uma escola de Educação infantil da periferia do DF.
Remotamente, em virtude da pandemia de Covid-19, participei e apresentei artigo com publicação nos anais do V Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, sediado em Porto, Portugal. Também remotamente, apresentei a pesquisa de mestrado e mediei a discursão em Grupo de trabalho no Latin American Studies Association (LASA) 2023, sediado em Vancouver, Canadá. Um recorte da pesquisa também foi apresentado em GT com resumo expandido publicado no XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.
Quantos às publicações em revista, um artigo com o título “Adulto atípico: uma experiência com crianças da educação infantil no Distrito Federal”, está publicado na revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. Outras publicações estão aguardando avaliação editorial e ainda estou interessado em escrever mais.
A conclusão da pesquisa gerou como produto técnico um dossiê fotográfico interativo com vozes e vídeos das crianças intitulado “Tem um dinossauro debaixo da mesa: os lugares das crianças de uma instituição na periferia do Distrito Federal publicado no repositório institucional da UnB.
Por fim, o Mestrado Profissional na UnB tem contribuído também para as escolas em que tenho sido convidado para apresentar a pesquisa desenvolvida e tem sido muito gratificante levar a discussão das infâncias para essas instituições, o que tem me motivado também a seguir os estudos acadêmicos.
Lourenço Silva Teixeira
Egresso do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Brasília e professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal”