Processo de Auto-avaliação

Desde o último quadriênio, o Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) busca consolidar um processo sistemático e coerente de autoavaliação, refletindo o compromisso institucional com a qualidade acadêmica e a melhoria contínuas.

Para nós, esse processo não se configura apenas como um requisito regulatório, mas como um instrumento estratégico para qualificação, orientação de decisões e aprimoramento dos nossos processos formativos, acadêmicos e institucionais.

Na Universidade de Brasília, o processo de autoavaliação institucional é uma ação prioritária. O modelo de autoavaliação institucional da UnB, projetado para 2018-2022, contempla iniciativas que objetivam a análise sistemática da qualidade acadêmica e administrativa da instituição, tendo como base os princípios e diretrizes definidos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Esse modelo está alinhado à missão e ao planejamento estratégico da universidade, servindo como eixo norteador dos processos de avaliação interna e externa de todos seus programas de pós-graduação.

Neste sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) produz relatórios anuais de autoavaliação institucional da UnB, em um trabalho conjunto com as unidades acadêmicas, administrativas e a Administração Superior.

Diversos seminários de autoavaliação foram realizados com faculdades e institutos ao longo do último quadriênio, sobretudo através do Programa AvaliaUnB, fomentando a cultura de avaliação institucional e auxiliando os processos de avaliação interna e externa.

No contexto da pós-graduação, o Decanato de Pós-Graduação realizou, em outubro de 2019, o 4º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UnB, com a participação da CAPES, orientando um processo formativo constante de autoavaliação institucional.

Os resultados dessas autoavaliações contribuem diretamente para o planejamento estratégico dos programas e das unidades acadêmicas.

A partir de então, o PPGEMP iniciou, em 2019, um processo estruturado de organização do Planejamento Estratégico e da configuração de um modelo de autoavaliação.

A primeira Comissão Especial de Autoavaliação foi instituída pelo ato Nº 04/2019, composta pelos professores Claudia Griboski, Girlene de Jesus Ribeiro, Etienne Baldez Louzada Barbosa e Eduardo Di Deus.

Desde então, o programa tem desenvolvido um modelo progressivo de autoavaliação, alinhado às diretrizes institucionais da UnB e às exigências da CAPES.

A autoavaliação do programa é conduzida pela Comissão de Autoavaliação, que tem como objetivo geral realizar a autoavaliação do PPGEMP mediante a escuta da comunidade acadêmica a ele vinculada, incluindo docentes, discentes, técnicos e egressos.

Para alcançar esse objetivo, foram definidos os “Princípios Norteadores da Autoavaliação” e as “Dimensões Estruturantes da Autoavaliação”, a saber:

Princípios Norteadores da Autoavaliação

  • O Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional formula juízos, análises e argumentos conforme critérios de qualidade estabelecidos e aprovados pelo Colegiado.
  • Todo o processo será pautado por critérios éticos discutidos, aprovados e socializados coletivamente e com transparência, envolvendo docentes, discentes e técnicos.
  • A participação é um elemento fundamental, observando o compromisso com o respeito à diversidade e às diferenças.
  • A autoavaliação deve ser uma prática permanente no PPGEMP para consolidar uma cultura de avaliação e melhoria da qualidade acadêmica.

Dimensões Estruturantes da Autoavaliação

Contexto Institucional

  • Características do curso e sua inserção na instituição.
  • Qualidade acadêmica e institucional.
  • Missão, objetivos e planos de desenvolvimento.
  • Política institucional de pesquisa e extensão.

Gestão e Organização do Programa

  • Qualidade e coerência da estrutura e gestão.
  • Eficiência dos sistemas de informação e comunicação.
  • Regimentos, normas e regulamentos.
  • Perfil dos gestores acadêmicos.
  • Financiamento e formas de admissão de docentes.

Projeto Acadêmico, Pesquisa e Internacionalização

  • Relevância social e científica da pesquisa.
  • Impacto da produção intelectual.
  • Inserção internacional e participação em redes acadêmicas.
  • Inovação e contribuição para o desenvolvimento local e regional.

Comunidade Acadêmica: Discentes e Egressos

  • Formas de ingresso e perfil dos estudantes.
  • Desempenho discente e ofertas extracurriculares.
  • Acompanhamento da trajetória dos egressos e impacto da formação.

Estratégias Metodológicas

  • Configuração da Comissão de Autoavaliação.
  • Definição e validação dos instrumentos de avaliação.
  • Sistematização e divulgação dos resultados.

Dessa forma, a autoavaliação do PPGEMP se estruturou como um processo integrado e dinâmico, com o intuito de viabilizar a melhoria contínua do programa e garantir sua aderência aos padrões de qualidade acadêmica e profissional.

A partir de 2023, iniciou-se o planejamento para a aplicação de instrumentos avaliativos, garantindo que a autoavaliação fosse implementada de forma criteriosa, contínua e articulada com a gestão acadêmica do programa.

Esse planejamento envolveu não apenas a definição dos questionários e métodos de análise, mas também estratégias para ampliar a participação da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, egressos, gestores e técnicos administrativos.

Em 2024, o PPGEMP promoveu um avanço significativo ao desenvolver sua própria plataforma digital de autoavaliação, um projeto inovador, concebido em colaboração entre professores permanentes e pesquisadores do programa.

A plataforma representa um marco na institucionalização da autoavaliação, permitindo:

  • Geração automatizada de questionários, alinhados aos objetivos estratégicos do programa;
  • Submissão direcionada dos questionários para diferentes públicos estratégicos do PPGEMP;
  • Controle de banco de dados de docentes, discentes e egressos.
  • Armazenamento, tratamento e backup dos dados coletados pelos instrumentos de autoavaliação.
  • Análises avançadas dos dados coletados, contemplando:
    • Estatística quantitativa, permitindo o monitoramento contínuo de indicadores;
    • Medição de satisfação via escalas Likert, possibilitando avaliações objetivas de aspectos do programa;
    • Análise de percepções por meio do modelo BERT (Machine Learning), aplicada às respostas abertas, possibilitando a interpretação qualitativa das percepções da comunidade acadêmica.

A plataforma foi testada e validada ao final de 2024. Seus relatórios analíticos permitirão identificar lacunas, fortalecer ações estratégicas e aprimorar processos formativos, impactando diretamente a qualidade da formação oferecida.

Além disso, sua relevância foi reconhecida por meio do registro da propriedade intelectual junto ao INPI, em parceria com o Núcleo de Propriedade Intelectual (NUPITEC) da UnB.

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