O pedagogo-orientador educacional na prevenção e no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Metadados
Título
O pedagogo-orientador educacional na prevenção e no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Autor da defesa
Silva, Taís Mirelle Moreno
Orientador
Mariana, Fernando Bomfim
Assunto
Pedagogos - atuação profissional | Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) | Orientação educacional | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | Crianças e adolescentes | Políticas públicas educacionais
Ano
2024
Data de publicação
12 de janeiro de 2024
Data de defesa
30 de junho de 2023
Referência
SILVA, Taís Mirelle Moreno. O pedagogo-orientador educacional na prevenção e no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo
Este é um estudo sobre o papel do Pedagogo-Orientador Educacional (POE) na prevenção e no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, no espaço da Secretaria de Educação do Distrito Federal, cujo objetivo é compreender quais estratégias o POE utiliza no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Foram investigados os seguintes pontos: a) como a formação acadêmica e profissional prepara esse profissional para atuar contra a violência sexual?; b) o profissional se reconhece como ator de políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos? e c) quais as potencialidades desse profissional na articulação com outras instituições na luta contra o abuso sexual? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para a fundamentação do problema de pesquisa, ao qual se contextualizou: A violência sexual, seus impactos e trajetórias de enfrentamento, assim como o contexto da Orientação Educacional no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Optou-se por um estudo exploratório de método misto e com a aplicação de questionários aplicados aos Pedagogos-Orientadores Educacionais da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante – CRE/NB e atores da rede de apoio externa-integrantes do eixo de defesa de direitos humanos que atendem a área de abrangência da CRE/NB. Diante disso, constatou-se que: a) há atividades de orientação em gênero e sexualidade com apoio da rede externa; b) os POEs reconhecem a importância da formação continuada, pois percebem que a formação acadêmica não é suficiente para lidar com a temática; c) apesar de se considerarem atores de políticas públicas, as atividades realizadas não alcançam toda a comunidade escolar; d) a rede de apoio compreende o papel do POE como fundamental na prevenção, na identificação e nos encaminhamentos necessários que visam a proteção da criança e do adolescente. A pesquisa mostra que o POE tem um papel importante no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, não apenas na identificação de situações de vulnerabilidade, mas as prevenindo e intervindo, por meio de teorias e práticas educativas que envolvem toda a comunidade escolar interna e externa. Tendo como solução do problema investigado, um curso que busca capacitar os Pedagogos/as-Orientadores/as Educacionais na prevenção e no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, e assim, possam desenvolver projetos, em rede, direcionados a toda comunidade escolar e com formação específica para cada público sendo eles crianças e adolescentes, pais ou professores.
Abstract
This is a study on the role of the Pedagogue-Educational Advisor (POE) in preventing and coping with sexual violence against children and adolescents, within the Department of Education of the Federal District, whose objective is to understand which strategies the POE uses to combat sexual abuse against children and adolescents. The following points were investigated: a) how does academic and professional training prepare these professionals to act against sexual violence?; b) does the professional recognize himself as an actor of public policies from the perspective of human rights? and c) what are the potentialities of this professional in articulating with other institutions in the fight against sexual abuse? A bibliographical and documentary research was carried out in order to substantiate the research problem, which was contextualized: Sexual violence, its impacts and coping trajectories, as well as the context of Educational Guidance in the Child and Adolescent Rights Guarantee System. We opted for an exploratory mixed-method study with the application of questionnaires applied to Pedagogues-Educational Advisors of the Regional Teaching Coordination of Núcleo Bandeirante – CRE/NB and actors of the external support network-members of the human rights defense axis that serve the coverage area of the CRE/NB. Given this, it was found that: a) there are guidance activities on gender and sexuality with support from the external network; b) POEs recognize the importance of continuing education, as they realize that academic training is not enough to deal with the issue; c) despite considering themselves actors of public policies, the activities carried out do not reach the entire school community; d) the support network understands the role of the POE as fundamental in the prevention, identification and necessary referrals aimed at protecting children and adolescents. The research shows that the POE plays an important role in the Child and Adolescent Rights Guarantee System, not only in identifying vulnerable situations, but preventing and intervening through theories and educational practices that involve the entire school community. internal and external. Having as a solution to the investigated problem, a course that seeks to train Educational Pedagogues/as-Advisors in preventing and coping with sexual abuse against children and adolescents, and thus, they can develop projects, in a network, directed to the entire school community and with specific training for each audience, whether children and adolescents, parents or teachers.
Unidade acadêmica
Faculdade de Educação (FE)