Juarez José Tuchinski dos Anjos

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4677-5816

Contato (e-mail): juarezdosanjos@unb.br

Minibiografia: 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estádios de pós-doutorado na UFPR e na UFU. Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do GRUPHE-UnB/CNPq.

Área de Concentração: 

  • Desenvolvimento Profissional e Educação

Projeto de Pesquisa: 

Título:
História das Culturas Escolares em Brasília (1960-1971)

Descrição: 

Em 21 de abril de 1960, com a inauguração da cidade de Brasília, principiava-se, também, um projeto inovador para a educação pública da nova capital e que se queria modelar para todo o país. Elaborado por Anísio Teixeira, o chamado Plano de construções escolares de Brasília previa a constituição de uma complexa rede escolar, constituída pelos Centros de Educação Elementar (compreendendo os jardins de infância, as Escolas-Classe e as Escolas-Parque), Centros de Educação Média e Ensino Superior. A história da institucionalização desse sistema escolar tem sido objeto de investimentos da historiografia local nas últimas décadas. Contudo, um aspecto ainda não visitado pelos historiadores é o que diz respeito à história das culturas escolares produzidas no interior dessas instituições, particularmente, nos centros de educação elementar. É daí que nasce a problemática dessa pesquisa: do encontro de uma proposta educacional idealista, moderna e inovadora materializada no plano de construções escolares de Brasília com as práticas efetivamente desenvolvidas por professores, alunos e diretores das escolas que integravam os centros de educação elementar da nova capital, que culturas escolares teriam sido produzidas nas escolas dos centros de educação elementar de Brasília? O recorte cronológico adotado vai de 1960, data de inauguração do sistema escolar brasiliense até 1971 ano de aprovação de nova LDB. Objetivos: a) Geral: Identificar as culturas escolares produzidas nas escolas dos Centros de Educação Elementar de Brasília entre os anos de 1960 a 1971. b) Específicos: 1) Investigar a historiografia da educação acerca do sistema escolar de Brasília com seus enfoques, abordagens e tendências; 2) Inventariar os arquivos existentes em Brasília e as fontes que eles contêm para uma história das culturas escolares: relatórios, legislação educacional, fotografias, notícias na imprensa periódica, fontes orais, arquivos escolares, cadernos escolares, dentre outras; 3) Apreender os modelos pedagógicos em circulação local e nacional e as práticas e materiais escolares por eles prescritos; 4) Analisar em perspectiva histórica e enquanto vetores da cultura escolar, práticas educativas desenvolvidas nos centros de educação elementar como: métodos de ensino, festividades escolares; a cultura material escolar, a arquitetura escolar, os livros didáticos, os currículos e programas, as escritas ordinárias de professores e alunos, a legislação escolar e as representações sociais sobre a educação em Brasília, dentre outros.

  Link do Grupo de Pesquisa CNPq

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