Adriana Almeida Sales de Melo

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6749-4725

Contato (e-mail): adrianafe@unb.br

Minibiografia: 

Professora Associada da Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação; Investigadora Colaboradora da Universidade Lusófona de Lisboa, no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (ULHT/CeiED). Professora pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrado e doutorado em educação acadêmicos (Estudos Comparados em Educação) e mestrado profissional (Gestão do Ensino Superior). Pós-Doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa (2018). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003-PICDT/CAPES); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996-Mest/CNPq); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989-PIBIC/CNPq). Supervisora acadêmica do CECAMPE-CO.Formação, pesquisadora do projeto sobre o PDDE e suas Ações Integradas do FNDE na Região Centro Oeste (FNDE/UnB/FE/FINATEC). Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (GEP-Mundi – CNPq/UnB). Comitê Gestor da Revista Com Censo (SEEDF). Publicações recentes sobre governança da educação superior e governança da educação digital.

Área de Concentração: 

  • Políticas Públicas e Gestão da Educação

Projeto de Pesquisa: 

Título: Acompanhamento e avaliação de projetos e programas relativos às políticas educacionais no Brasil atual

Investigar o planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos e programas educacionais brasileiros atuais, no sentido de organizar metodologia de investigação e avaliação de políticas educacionais, como subsídio para a pesquisa na área. O cotidiano do gestor escolar e do gestor de políticas educacionais em seus vários níveis de atuação no federalismo brasileiro é intenso e eivado de processos múltiplos de tomadas de decisão coletivas e particulares, assim como decisões de gestão do conhecimento, imprimindo um caráter difuso e fragmentado às suas ações, accountability e estabelecimento de parcerias públicas e privadas. A investigação crítica dos projetos, avaliações e programas internacionais, federais e locais visa aprofundar o esclarecimento sobre as dificuldades da gestão na área das políticas educacionais.

   Link do Grupo de Pesquisa CNPq

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