
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9499-7272
Contato (e-mail): ritasilvana@gmail.com
Minibiografia:
Pedagogia, mestra em Engenharia Ambiental e doutora em Educação. Atua nas áreas de educação ambiental, currículo, formação docente, Agenda 2030/ODS e suas relações com as questões raciais. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) e ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH). Foi Coordenadora Geral de Educação Ambiental no Ministério da Educação (2023-2024) e atuou como consultara em organismos internacionais, ONG e outras instituições públicas brasileiras nas áreas de educação ambiental, educação para relações étnico-raciais e concepção e desenvolvimento de processos formativos.
Área de Concentração:
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projeto de Pesquisa:
Título: Concepções e práticas pedagógicas favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental no currículo da educação básica e de formação de professores
Descrição:
O projeto visa analisar concepções e práticas formativas favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental no currículo da educação básica e de formação inicial de professores. Espera-se com o referido projeto favorecer a formação científica e socioambiental dos estudantes de licenciatura, bem como contribuir teórico-metodologicamente para práxis formativas envolvendo educação ambiental.
Título: Educação ambiental antirracista em contextos curriculares e da Agenda 2030
A inclusão da Educação Ambiental e Educação Étnico-racial, na perspectiva antirracista, nas instituições educativas requer diversidade epistêmica para fundamentar seu desenvolvimento e possibilitar transformações curriculares. Torna-se necessário referenciais com os quais possamos nos apoiar para um posicionamento crítico, autocrítico e propositivo frente as epistemologias, teorias, metodologias e valores utilizados nos contextos curriculares e da Agenda 2030. Diante do exposto, o presente projeto tem por propósito mapear produções acadêmicas e audiovisuais favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental e antirracista em contextos curriculares e da Agenda 2030.
Link de Grupo de Pesquisa CNPq