Rita Silvana Santana dos Santos

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9499-7272

Contato (e-mail): ritasilvana@gmail.com

Minibiografia: 

Pedagogia, mestra em Engenharia Ambiental e doutora em Educação. Atua nas áreas de educação ambiental, currículo, formação docente, Agenda 2030/ODS e suas relações com as questões raciais. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) e ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH). Foi Coordenadora Geral de Educação Ambiental no Ministério da Educação (2023-2024) e atuou como consultara em organismos internacionais, ONG e outras instituições públicas brasileiras nas áreas de educação ambiental, educação para relações étnico-raciais e concepção e desenvolvimento de processos formativos.

Área de Concentração: 

  • Desenvolvimento Profissional e Educação

Projeto de Pesquisa: 

Título: Concepções e práticas pedagógicas favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental no currículo da educação básica e de formação de professores

Descrição:

O projeto visa analisar concepções e práticas formativas favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental no currículo da educação básica e de formação inicial de professores. Espera-se com o referido projeto favorecer a formação científica e socioambiental dos estudantes de licenciatura, bem como contribuir teórico-metodologicamente para práxis formativas envolvendo educação ambiental. 

Título: Educação ambiental antirracista em contextos curriculares e da Agenda 2030

A inclusão da Educação Ambiental e Educação Étnico-racial, na perspectiva antirracista, nas instituições educativas requer diversidade epistêmica para fundamentar seu desenvolvimento e possibilitar transformações curriculares. Torna-se necessário referenciais com os quais possamos nos apoiar para um posicionamento crítico, autocrítico e propositivo frente as epistemologias, teorias, metodologias e valores utilizados nos contextos curriculares e da Agenda 2030. Diante do exposto, o presente projeto tem por propósito mapear produções acadêmicas e audiovisuais favoráveis ao desenvolvimento da educação ambiental e antirracista em contextos curriculares e da Agenda 2030.

  Link de Grupo de Pesquisa CNPq

 

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