Francisco Thiago Silva

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6998-2757

Contato (e-mail): francisco.thiago@unb.br

Minibiografia: 

Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação – UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional (PPGE-MP) na UnB, orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós doutorado. Pós-Doc (2023) em Educação (PPGE) na linha de Pesquisa “Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes” pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas – CNPQ ” . Pesquisador filiado à Associação Brasileira de Currículo – ABdC .Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) entre 2005-2018 e do Centro Universitário Projeção entre 2014 e julho de 2018.

Área de Concentração: 

  • Desenvolvimento Profissional e Educação

Projetos de Pesquisa: 

Título: Formação Profissional e Questões Curriculares

Descrição: 

Desde 2011 pesquisamos a relevância dos estudos do campo curricular para a formação e o desenvolvimento profissionais ligados ao processo educativo. Por meio do percurso no mestrado e no doutorado acadêmico, na Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, como integrante do grupo de pesquisa, que discute também as dinâmicas das teorias e práticas curriculares, da mesma instituição de ensino. Tendo sido docente do quadro efetivo da Secretaria de Educação SEDF durante catorze anos, além da atuação em instituições de ensino superior, na graduação e na pós- graduação, procuramos promover a ligação entre o trabalho nessas duas etapas no nível superior de educação. Além disso, contamos com participação e publicação em diversos encontros, simpósios e colóquios nacionais e internacionais que versaram sobre as discussões curriculares. Soma-se a este percurso a publicação de artigos em periódicos da educação e capítulos de livros da mesma área. Elegemos as seguintes categorias de pesquisa como bússola que irão orientar os processos acadêmicos de ensino e pesquisa: Formação Profissional em Educação e teorias, políticas e práticas que envolvem o campo curricular.

Título: Currículo e Formação de Profissionais da Educação

Descrição: 

O projeto de pesquisa em tela objetiva formar profissionais que atuem em diferentes áreas, sobretudo, os que estejam envolvidos em processos educacionais diversos, ligados à organização do trabalho pedagógico com olhar voltado para as políticas e questões curriculares. O campo do currículo apresenta-se como uma seara profícua para pesquisas que resultem na produção do conhecimento e na consequente repercussão para a atuação dos profissionais implicados de alguma forma, com o trabalho pedagógico em inúmeras esferas de atuação. Diante desse cenário, o projeto de pesquisa traz como problema investigativo principal: identificar o espaço ocupado pelas principais políticas curriculares no Brasil contemporâneo, bem como as suas relações com as diferentes perspectivas de formação (inicial e continuada) dos/as profissionais da educação. O objetivo central é compreender o espaço ocupado e as interfaces com as principais políticas curriculares no Brasil contemporâneo e as suas relações com as diferentes perspectivas de formação (inicial e continuada) dos/as profissionais da educação. Tendo como objetivos específicos: compreender as principais temáticas relacionadas aos sistemas curriculares, tais como: políticas curriculares prescritivas e questões atinentes à feitura, execução ou ausência de ações curriculares nos espaços formativos que primam pela qualificação e atuação na seara da gestão, da docência e do trabalho técnico-científico; investigar as grandes políticas para o campo curricular que tragam efeitos de resistência para a prática de ensino em diferentes níveis, etapas e modalidades.

  Link do Grupo de Pesquisa CNPq

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