
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
Contato (e-mail): etienne.baldez@unb.br
Minibiografia:
Possui graduação em Pedagogia (UFPR), mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Macerata, Itália, pela CAPES. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE-UnB) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR). Atua como coordenadora do Centro de Educação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE), na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História da Infância e História da Assistência à Infância. Seus estudos se voltam para os seguintes temas: criança, infância, cultura material escolar, educação infantil, formas de expressão da criança, estudos sociais da infância, estudos comparados, proteção integral e prioridade absoluta da criança nas políticas públicas, socioeducação e avaliação da educação infantil.
Área de Concentração:
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projetos de Pesquisa:
Título: Culturas infantis e práticas docentes na Educação Infantil: materialidade, identidade, participação, circulação, educação comparada e linguagens investigadas
Descrição:
Este projeto tem como intento central as culturas infantis, considerando as experiências e perspectivas das crianças e também das professoras e professores das instituições de Educação Infantil do Distrito Federal, em específico, e no Brasil como um todo, apontando as circulações nacionais e internacionais sobre a educação das crianças pequenas, considerando questões comparadas. O foco é estabelecer diálogos com as crianças e os adultos de referência envolvidos nas instituições de Educação Infantil, buscando compreender as crianças nas suas singularidades, nos seus modos de participação e expressão, nas formas que constituem sua identidade, cotejando a essa compreensão as práticas docentes e a materialidade disponível nas instituições, que possibilitam formas de experienciar os espaços, as linguagens e as interações na primeira etapa da educação básica. A pesquisa toma ainda a revisão de literatura em língua portuguesa, italiana e inglesa, buscando produzir um mapeamento de pesquisas que permite traçar a circulação de ideias e proposições educativas quando se pensa na forma como as crianças constituem as culturas infantis. Considerando a circulação, o projeto tem como escopo específico identificar orientações para a prática docente na pré-escola nas décadas de 1960-90 que circulavam no Brasil, na Itália, na França e nos Estados Unidos em manuais voltados para as professoras. O recorte temporal para essa especificidade dentro do projeto maior tem como início a organização da rede de ensino em Brasília, DF, com a contratação e formação de professoras para a nova capital e, consequentemente, a orientação de livros de referência para a prática, os manuais pedagógicos. Ampliando os diálogos, a pesquisa tem sistematizado as políticas públicas voltadas à primeira infância, considerando os projetos em comum com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Tílulo: Grupos de Pesquisa e Experiências sobre Cultura Material Escolar
Descrição:
A presente proposta se vincula ao Projeto de Pesquisa cadastrado na UFPR – História da Infância e Cultura Material Escolar: escolarização, assistência e provimento material. Também se articula ao Projeto CAPES-PRINT/UFPR ?Produção e Circulação de Saberes?. Este projeto tem como eixo a interlocução e parceria entre grupos de pesquisa do Brasil em torno do tema da história da educação e da cultura material escolar. É uma proposta de trabalho em rede, que conta com pesquisadores de várias regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste (UFPR, UDESC, UFSC, UNICAMP, UFPel, UNB, UFMA, UFAC). Enfatiza tanto o levantamento e análise de documentação empírica, como propõe espaços de formação e debates entre os grupos de pesquisa. Os objetivos são: – Realizar mapeamento das ações e produções sobre o tema da história da educação e cultura material escolar nos grupos de pesquisa de referência no Brasil; – Fortalecer a rede de pesquisadores e universidades em torno ao tema da cultura material escolar; – Fomentar a discussão sobre pesquisa no tema da cultura material por meio de um Ciclo de Debates e Formação; – Socializar experiências dos grupos de pesquisa envolvidos no projeto a respeito do tema