
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6679-9132
Contato (e-mail): aliabarrios@unb.br
Minibiografia
Professora Adjunta na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – IP/UnB. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Havana – UH, Cuba, com diploma revalidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – IP/UnB, Brasil. Âmbitos de pesquisa: Educação Inclusiva, Educação em Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas, Processos de Socialização no Ciclo Vital, Ontogénese e Desenvolvimento Moral e de Valores na Perspectiva da Psicologia Cultural, Corporeidade e Educação, Formação de Professores na Perspectiva da Diversidade, Dificuldades de Aprendizagem e Queixa Escolar.
Áreas de Concentração:
-
- Desenvolvimento Profissional e Educação
Projeto de Pesquisa Atual:
Título: Panorama atual da Educação Inclusiva: possibilidades, desafios e necessidades de formação
O projeto tem como objetivo principal traçar um panorama atual da Educação Inclusiva em diferentes contextos e níveis educativos, levantando e analisando: (a) seus principais avanços e possibilidades; (b) seus desafios e entraves; (c) as possibilidades e necessidades de formação inicial e continuada dos professores. Visa, também, sinalizar a possibilidade de intervenções que possam contribuir para o desenvolvimento da Educação Inclusiva nos contextos estudados, considerando suas especificidades e a legislação educativa. Abrange o estudo do fenômeno da juvenilização da EJA em uma dimensão inclusiva, com foco nos desafios pedagógicos atuais e nas necessidades de formação docente para o atendimento adequado nessa modalidade de ensino.
Link do Grupo de Pesquisa – CNPq