
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4595-9744
Contato (e-mail): renisiagarcia@gmail.com
Minibiografia:
Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília- UnB. Pós-Doutora em Relações Internacionais e Diplomacia Econômica (Universidade de Cabo Verde/ Uni-CV- 2022). Pós Doutora em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias/Universidade Lusófona do Porto-2022). Pós-doutora em Sociologia (Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) /Universidade do Minho (UMinho) /Portugal, 2017). Doutora em Educação (UnB-2010), Historiadora (UFU-2002); Especialista em Filosofia (UFU-2004); Mestre em História Social (PUC/SP-2007).Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial – Cnpir (2015). Conselheira do Conselho de Direitos Humanos – CDH/UnB (2020-2021). Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN (2014/2016). Diretora do Consórcio Nacional de Neab, Neabis e Grupos Correlatos – Conneabs – ABPN (2024-2026). Membra da Comitê de Acompanhamento de Políticas de Ações Afirmativas da UnB – Copeaa( Desde 2023).Coordenação Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UnB (2012-2020). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História , Educação das relações raciais e gênero (Geppherg) (Desde 2010) hoje). Vice-Coordenadora da Área de Políticas de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN (2022-2023). Coordenadora do Consórcio Nacional de Neabs, Neabis e Grupos Correlatos – Conneabs /ABPN(2025/2026). Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos – PPGDH/UnB. Investigadora do Programa de Pós Graduação – Modalidade Profissional – PPGE -MP/UnB. Coordenadora da Questão Negra – SDH/Coquen – UnB (2023-2024). Autora artigos, capítulos de livros, e das organizadora das coletâneas ” Tecendo Redes Antirracistas”(2019,2020,2023); e das obras Identidade Fragmentada. Um estudo sobre o negro na história da educação brasileira. 1993-2005 (2007) e “Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A importância da cultura na implementação de políticas públicas” ( 2011). Atua na área do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Educação e Direitos Humanos. Políticas Educacionais e Gestão. Políticas Afirmativas. Transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade em raça, gênero e classe nas políticas públicas .
Área de Concentração:
- Políticas Públicas e Gestão da Educação
Projeto de Pesquisa:
Título: GEPPHERG – Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero