
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1782-1089
Contato (e-mail): girlene@unb.br
Minibiografia:
Possui graduação (Licenciatura e Formação) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e mestrado em Psicologia (2004), com ênfase em Avaliação Educacional, pela Universidade de Brasília. Em 2009 concluiu o Doutorado pela Universidade de Brasília, com ênfase em validação e normatização de testes. É coautora do teste não-verbal de inteligência SON-R 2 1/2 a 7 anos. Atuou na área de avaliação educacional e institucional no CESPE de 2003 a 2011. Também atuou no Cebraspe na área de avaliação educacional de 2014 a 2018. Atualmente é professora do Departamento de Política, Gestão e Avaliação da Educação, da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação Básica e Superior. Atua como professora também no Mestrado Profissional em Educação, na Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Interesses de pesquisa: política e avaliação da educação básica e superior, monitoramento e avaliação de programas educacionais e sociais, indicadores e metas educacionais, matrizes de referência, taxonomias, testes educacionais e questionários contextuais.
Área de Concentração:
- Políticas Públicas e Gestão da Educação
Projetos de Pesquisa:
Título: Educação básica e superior e seus instrumentos
Descrição:
O presente projeto tem como objetivo analisar os instrumentos e indicadores propostos pelo governo para avaliar a educação básica e superior. Para tanto, será utilizado o método misto de pesquisa, em que tanto estudos qualitativos, quanto quantitativos, serão empregados ao longo da pesquisa. Pretende-se utilizar bases de dados produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como os instrumentos produzidos por estes para levantar dados sobre a educação básica e superior. Também serão conduzidas análises documentais e pesquisas de campo. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para uma análise profunda acerca dos instrumentos atualmente utilizados para avaliar a educação básica e superior no Brasil, bem como os indicadores obtidos por meio das informações levantadas. Como produto final, espera-se que o presente estudo subsidie a análise e planejamento de instrumentos e indicadores voltados para o monitoramento e avaliação da educação básica e superior no Brasil.
Título: 13 anos de Ideb: o que mudou na Educação básica no Brasil?
Descrição:
Criando em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tem sido utilizado como um indicador de qualidade da educação básica e como um instrumento para o planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas. Ao longo de 13 anos de implementação, de 2007 a 2020, o que mudou na educação básica?.